16.12.11

O Estúdio Sem Dublê vai dar uma paradinha para refrescar as ideias


Então, daremos uma pausa dia 22 de dezembro.
Mas fique tranquilo porque a partir de 2 de janeiro estaremos de volta para fazer um 2012 verdadeiramente sem dublê.

Boas Festas e até já.

28.11.11

Editora Aymará é vencedora do Prêmio Aberje 2011. O projeto gráfico do case é Sem Dublê!


Uma boa história é tão boa na forma quanto no conteúdo.

Dizem que o que importa é o conteúdo. Concordamos. Acontece que nosso conteúdo está na forma. Trabalhamos com design gráfico, of course; ou off set se preferirem. Fato que nos deixa realmente orgulhosos, especialmente quando esse conteúdo toma a forma de cases vencedores, como o da Editora Aymará. O projeto Aymará Cidades: a revista de relacionamento do Programa Cidade Educadora, foi vencedor na categoria Mídia Impressa do Prêmio Aberje 2011. E ao Estúdio Sem Dublê coube a tarefa de dar forma ao case. Deixamos então os nossos parabéns ao cliente, pelo brilhante trabalho e aos profissionais Sem Dublê, que o transformaram em um case digno de medalha de ouro.

22.11.11

Irlanda em CMYK


A primavera irlandesa de 2012 reserva uma infinidade de formas, formatos, cores, pantones, gramaturas, clichês, dobras e tudo mais que o design gráfico tem de melhor no mundo. Isso porque, de 9 a 11 de março, Dublin será palco do Offset 2012. Dirigido desde sua primeira edição por O’Dwyer, Bren Byrne e Richard Seabrooke o evento já se tornou o principal evento criativo de Dublin, atraindo palestrantes e visitantes de todo o mundo. Desde 2009, já são mais de 100 horas de palestras, workshops, debates e entrevistas com alguns dos maiores criativos do mundo. Um evento off-sético, que ao menos faz valer o gasto de alguma milhagem, diárias de hotel e passagens aéreas. No mínimo, uma boa desculpa para conhecer gente interessante de dia e fazer happy-hours históricos em pubs irlandeses de noite.

Para quem estiver afim: http://iloveoffset.com

2.11.11

Trabalho bom tem que ser divulgado e ponto... e vírgula... e asterisco... e parêntese


Quando um projeto responde ao briefing de forma eficiente e, por que não, diferente, o resultado sempre rende um bom sorriso, ou, na linguagem dos jovens internautas, um bom : )

Sim, são eles, os caracteres que formam a base conceitual do novo logotipo criado pelo Estúdio Sem Dublê para o Programa Vida Feliz, do Grupo Marista. O programa existe há 12 anos e foi criado com o objetivo de levar aos jovens uma discussão sobre as culturas, os comportamentos e os cenários que os envolvem. Acontece que, como tudo ao longo do tempo, o programa perdeu um pouco de sua jovialidade. Também não é pra menos. Hoje em dia, praticamente tudo adormece tendência e acorda passado. É a marca registrada das novas gerações, Y, Z e por aí vão as letras do alfabeto.

Envolvidos em revistas abertas, som alto, fotos, vídeos, iPads, iPods e tudo o que mais se possa, os jovens de hoje são verdadeiros multitarefas e, como tal, utilizam-se de recursos bastante inteligentes para que possam executá-las, todas ao mesmo tempo. E uma das formas mais interessantes de se poupar tempo é poder expressar palavras, frases, sentimentos e cumprimentos por meio de poucos símbolos. Quer ver só?
Por exemplo:

KDVC? (Cadê você?)
ctz (certeza)
tb (também)

E de algumas “abreviações” passamos para símbolos que significam gestos e emoções, como:

: ) ou : ] feliz
: ( ou : [ triste
XD "hauhah", carinha espremendo os olhinhos e rindo muito
=O espantado ou surpreso e boquinha aberta

E é pensando no jeito de ser, agir e interagir dos jovens que o novo logo do Programa Vida Feliz, do Marista, tem como elementos gráficos, caracteres tipográficos que juntos formam um pictograma dos mais felizes, é claro. Feliz ao imprimir ao nome do programa um símbolo absolutamente atual e adequado ao público-alvo. Feliz em expressar a alegria e a vivacidade, tão características dos jovens. E felizes estamos nós, em tê-lo criado ; P

27.10.11

Oportunidade de trabalho!

Procuramos um designer gráfico do tipo “xá comigo”.

Na hora de desenvolver um projeto gráfico, você é do tipo “deixa comigo”?
Na hora do vamos ver, você é do tipo “eu encaro”?
Na hora do “este é bucha”, você é do tipo “eu resolvo”?
Bem, se você é do tipo que assume a responsabilidade, que gosta de desafios, que sabe trabalhar em grupo e que acima de tudo é apaixonado por design gráfico, o Estúdio Sem Dublê pode ser sua nova casa.

Ficou interessado? Então, se você tem formação superior em Design Gráfico e domínio do pacote Adobe CS, envie seu portifa para: semduble@gmail.com
(Só não vai pedir pra alguém fazer isso por você, porque isso é coisa de dublê)

17.10.11

A jogada é não esquecer do mundo real.

E aí o cliente pede: “seria possível pensar em algo diferente para esta ação?”. E aí a criação decide: “essa ação pede a criação de um game”. E na efervescência da era digital, dos games feitos em flash, dos aplicativos para smartphones, por que não fazer um jogo de tabuleiro? Sim, um jogo de tabuleiro. Isso mesmo, um jogo de “carne, osso, peças e dados”, à moda antiga. E com todo o respeito aos programadores, deixemos essa para o design gráfico.

Bem, é claro que oportunidades assim aparecem de vez em quando. Mas quando aparecem, é preciso unir uma boa ideia ao design de primeira linha para chegar a um jogo atrativo em seu tema, sua pertinência ao negócio do cliente e sua capacidade de fazer as pessoas curti-lo de verdade.

Vejam o exemplo de Ethan Kociela, um estudante de design da Escola de Artes da Universidade de Hartford. Ele desenvolveu um jogo de tabuleiro onde as ilustrações dão o toque gráfico essencial à qualidade do produto final. O tema: culinária. Sim, os jogadores têm como objetivo adquirir seis ingredientes ao longo do tabuleiro, com a ajuda de cartões e dos ingredientes dos próprios adversários.

E o que tiramos de bom disso tudo? Bem, pode ter sido apenas um projeto, muito feliz por sinal, de um empenhado estudante universitário. Mas fica sobretudo a dica que o mundo real nunca deixará de existir e nele, todas as possibilidades estão por aí, flutuando, loucas para se tornarem a grande ideia de design para o seu, para o meu, para o nosso cliente de cada dia.






+ http://www.ethankociela.com/index.php

6.10.11

(Mais) Ordem na casa!

Cadê o job? Esse trabalho é pra hoje? O que eu faço primeiro? É, a vida no trabalho pode se tornar um caos sem organização. E sabe quem é o grande prejudicado? Todos, é claro. Afinal, trabalho que se perde por falta de pauta, por falta de controle, gera desconforto e prejuízo ao cliente. E se o cliente fica p***, prepare-se porque isso pode voltar para você na forma de um inesperado pé na b****.

Nós sempre acreditamos que normas e procedimentos, usados na medida certa, ajudam a manter o trabalho mais consistente e os níveis de serotonina acima do vermelho. Mas o nível de organização precisa acompanhar o crescimento de uma empresa. Bem, como somos brasileiros e não desistimos nunca, também estamos crescendo. E pra manter a qualidade de nosso trabalho, acabamos de contratar Camila Silva para coordenar o tráfego interno do Estúdio Sem Dublê. Isto significa que da entrada de um job, à produção gráfica, todo o processo passa ter um controle minucioso de cada etapa, gerando mais agilidade, confiabilidade e segurança para nossos clientes. E se nossos cliente estão felizes, é porque a casa está em ordem.

Bem-vinda ao time, Camila!

14.9.11

O futuro chegou mais cedo



Em 1989, Spielberg mostrou ao mundo um tênis do futuro, de 2015. McFly usava um Nike super futurista.

Agora, em 2011, o eBay está vendendo uma edição limitada do chamado NIKE MAG, pela "bagatela" inicial de U$ 2,550 o par.

Exite até um site!

Quem comprar, venha ao Estúdio Sem Dublê, com seu Delorean, nos mostrar! ;)

10.8.11

Absolut Blank




Pra variar, absolut matando à pau. Aesthetic Apparatus, Jeremy Fish, o brasileiro Fernando Chamarelli e mais um time inteiro de artistas da pesada mostram que é possível vender bebida alcoólica sem fazer propaganda canalha.

Confira o resultado aqui.

5.7.11

Design Sem Dublê



Nós, do Estúdio Sem Dublê, acreditamos que o design é capaz de transformar a relação entre pessoas e marcas. É isso que fazemos todos os dias com cada um de nossos clientes. Todo nosso esforço parece ter dado resultado. Este ano a revista Computer Arts fez duas matérias sobre o nosso trabalho.
Clique aqui para visitar o nosso site e conhecer um pouco mais sobre o nossa forma de fazer design e atender nossos clientes.
Mais uma coisinha, se você não gostar da música do site, é só clicar no bolo de chocolate.

:)

Equipe Sem Dublê.

6.6.11

VAGA

O Estúdio Sem Dublê está selecionando estudantes de Design Gráfico (3º ou 4º ano) para vaga de estágio. Exige-se conhecimento básico do pacote Adobe CS. Interessados, por gentileza, enviar o link do portfólio, para o e-mail semduble@gmail.com

Aqui não tem dublê \Oo/

Arquivo do blog